Livros
Inquéritos
         
"Palavras Que Curam", de Larry Dossey
A oração pode curar? Isso não é novidade no mundo religioso. Mas, para a ciência, é uma revelação, confirmada por dezenas de testes laboratoriais citados por Larry Dossey. Em alternativa à noção tradicional judaico-cristã da oração como relação com um Deus transcendente, Dossey oferece a sua visão quase panteísta da oração como um "acontecimento não-local", dirigido ao Absoluto que existe em todas as coisas. Em qualquer dos casos, a oração aparentemente resulta. »»»
"A Valsa do Adeus", de Milan Kundera
Nascido em Brno, na Checoslováquia, em 1929, Milan Kundera fixou residência em Paris em 1975 tendo-se tornado num dos escritores de referência do século XX a quem apenas falta a distinção, que cada vez parece mais inevitável, com o Prémio Nobel da Literatura. Numa das suas obras de referência, "A Valsa do Adeus", editada em Portugal pelas Publicações Dom Quixote, com tradução de Miguel Serras Pereira, Kundera revela mais uma vez todo o seu espantoso talento na interpretação da complexidade e da ambiguidade da existência humana. »»»
Trabalho infantil
Atenta a uma das situações sociais mais preocupantes que se verifica em todo o país e, nomeadamente, no Minho, a Biblioteca Pública de Braga promoveu a apresentação do livro "Trabalho domiciliário infantil: um estudo de caso no Vale do Ave", da autoria de Manuel Jacinto Sarmento, Alexandra Bandeira e Raquel Dores. »»»
"Quasi Edições" em Braga
"Quasi Edições" foi criada há cerca de dois anos em Vila Nova de Famalicão, e logo se distinguiu pela reconhecida qualidade de alguns dos nomes publicados e pela simplicidade gráfica dos seus pequenos livros. Por outro lado, a par de títulos novos de António Ramos Rosa, António Cândido Franco, Agripina Costa Marques e Al Berto, de quem foi publicada uma antologia breve, surgiram livros de novos autores, quase desconhecidos, como Jorge Reis Sá e Valter Hugo Mãe, seus fundadores, João Pedro Messeder, Jorge Melícias, Beatriz Reina ou Luís Serguilha. »»»
"Amizade com Deus"
É a mais recente novidade da "Sinais de Fogo": "Amizade com Deus", de Neale Donald Walsch. Há seis anos Neale Donald Walsch deu início a uma conversa, construindo a sua própria e invulgar relação com Deus - um Deus que está em todo o lado, com todos nós, e que se exprime em tudo aquilo que fazemos. Cabe-nos parar e ouvir, cabe-nos responder ... e dar início à nossa própria conversa. »»»
Colecção "Desafios"
O Centro Atlântico apresenta o seu novo livro "ERP e CRM", da sua colecção Desafios, coordenado por Firmino Silva e José Augusto Alves que contam com textos inéditos de quinze autores criados propositadamente para o livro. Às portas de um novo milénio, dois grandes fenómenos a que assistimos, a globalização e o avanço tecnológico, têm sido factores de (r)evolução do processo de criação de valor. »»»
Sugestões policiais
Numa iniciativa meritória, a revista "Visão" está a publicar um conjunto de duas dezenas de livros policiais da autoria de grandes mestres deste género literário, poucas vezes reconhecido pela crítica apesar da indiscutível qualidade de muitos autores, autenticamente venerados por um público que até nem é tão restrito quanto à partida se podia pensar. Entre os clássicos encontram-se Patrícia Highsmith e Erle Stanley Gardner, dois autores obviamente representados nesta colecção. »»»
"México Insurrecto", de John Reed
Publicado pela primeira vez em 1914, e entretanto legado ao esquecimento, "México Insurrecto", editado pela "Antígona" dá-nos um relato vívido e vivido da Revolução Mexicana, a primeira grande revolução do século XX, que transformou radicalmente, após tantos anos de repressão, as estruturas políticas e socioeconómicas do país. »»»
O celibato dos padres
"A lei do celibato eclesiástico (ensaio sobre o clero, classe social)" é o título de novo livro do juiz desembargador Alberto Campinho, que será editado dia 20 de Dezembro, em Braga, no salão nobre do Instituto de Estudos da Criança. »»»
Literatura galega exposta em Braga
Cerca de dois mil títulos representativos da literatura galega encontram-se expostos até dia 14 de Janeiro, em Braga. A mostra surge na sequência de um congresso realizado em Outubro passado, em Santiago de Composta, intitulado "A Literatura Galega e do Norte de Portugal: O Livro e a Leitura", durante o qual especialistas dos dois países, tendo constatado o desconhecimento mútuo sobre a literatura e os livros, propuseram a realização de actividades que levem a um melhor conhecimento do panorama literário das duas regiões. »»»