Inquéritos

O celibato dos padres

"A lei do celibato eclesiástico (ensaio sobre o clero, classe social)" é o título de novo livro do juiz desembargador Alberto Campinho, que será editado dia 20 de Dezembro, em Braga, no salão nobre do Instituto de Estudos da Criança.

Natural de Barcelos, Alberto Campinho fez os seus estudos nos seminários de Braga, exercendo posteriormente docência em Braga, Cabo Verde e Lisboa. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra (1975), ingressando a seguir no Ministério Público. Depois de ter frequentado o Centro de Estudos Judiciários (1980), transitou para a Magistratura Judicial, sendo juiz de Direito em diversas comarcas do Minho. Promovido por mérito à segunda instância, foi juiz desembargador no tribunal de Relação de Évora, do qual recentemente se aposentou.

Este seu novo livro (já que publicou outros na área da justiça) "não pretende ser um tratado teológico sobre a Igreja ou um compêndio de história eclesiástica". É mais, no entender do autor "um trabalho de investigação jornalística (de opinião)" sobre um tema candente e polémico, "na busca e sugestão de soluções para problemas que se colocam, desde há séculos, à Igreja Católica".

Voltar