Inquéritos

Trabalho infantil

Atenta a uma das situações sociais mais preocupantes que se verifica em todo o país e, nomeadamente, no Minho, a Biblioteca Pública de Braga promoveu a apresentação do livro "Trabalho domiciliário infantil: um estudo de caso no Vale do Ave", da autoria de Manuel Jacinto Sarmento, Alexandra Bandeira e Raquel Dores.

Editado pelo (Plano para a Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil, do Ministério do Trabalho e Solidariedade, "este estudo é um importante contributo para o conhecimento de um fenómeno social tão complexo quanto inaceitável numa sociedade democrática", já que o trabalho domiciliário infantil "é um acto clandestino (ilegal) e dissimulado". A presente investigação realizada em três freguesias do Vale do Ave procura descortinar o peso efectivo das actividades produtivas realizadas pelas crianças no domicilio e identificar os modos através dos quais a participação solidária feita pelas crianças no esforço familiar de sobrevivência se transforma em verdadeira exploração.

Manuel Jacinto Sarmento é professor no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho e coordenador do Centro de Documentação e Informação sobre a Criança. Tem realizado investigação no domínio da Sociologia da Infância e da Educação. Alexandra Bandeira é Educadora de Infância e diplomada em Educação Comunitária, tendo coordenado vários projectos de intervenção sócio-educativa com crianças. Raquel Dores é socióloga e tem trabalhado em instituições sociais de intervenção nos mundos da infância.

Voltar