Inquéritos

"Os Suspeitos do Costume", de Brian Singer

Por Luís Godinho Maneta

Em "Beleza Americana" interpreta o papel de Lester Burnham, um homem frustrado nos seus múltiplos papéis de marido, pai e trabalhador que, a determinada altura da vida, toma a decisão arriscada de tentar viver. O desempenho valeu-lhe o Oscar de Melhor Actor. Falamos de Kevin Spacey, um actor cuja carreira foi construída de forma sólida, cimentada em filmes como "Henry & June", "L.A.Confidential" e "Seven - 7 Pecados Mortais".

A estreia de Spacey nos Oscares foi, contudo, em 1995, ano em que ganhou a estatueta para Melhor Actor Secundário ao interpretar Roger "Verbal" Kint no filme de Brian Singer "Os Suspeitos do Costume". Ele é um encolhido "gangster", conhecido por contar tudo o que sabe, com um pé torto e deficiente de um braço. Revelar-se-á no final como sendo Keyser Sose, um lendário mestre do crime, cérebro de uma poderosa rede de criminosos, cuja verdadeira identidade é um completo mistério.

Na sequência de um rapto, sem qualquer pista que possa seguir, a polícia de Nova Iorque decide deter para interrogações os suspeitos do costume. Na esquadra, Roger encontra-se com outros quatro criminosos: Todd Hockney (interpretado por Kevin Pollak), especialista em explosivos, Michael McManus (Stephen Baldwin), conhecido por ser capaz de matar se disso depender o sucesso do seu "trabalho", Fred Fenster (Benecio Del Toro), parceiro de Todd, e Dean Keaton (Gabriel Byrne), retirado da actividade pois procura transformar-se num respeitável homem de negócios.

Libertados por absoluta falta de provas, os cinco decidem vingar-se da polícia e preparar o golpe das suas vidas, quase cem milhões de dólares em cocaína transportados de barco para o Sul da Califórnia por um grupo de traficantes húngaros.

Chazz Palminteri representa o agente David Kujan. Ele persegue há anos Dean Keaton e quando ouve dizer que morreu interroga Roger "Verbal" Kint, o único sobrevivente da enorme explosão ocorrida no barco e em consequência da qual morreram 27 pessoas. Todas as pistas apontam para o temível Keyser Sose, cuja absoluta falta de escrúpulos fez com que tivesse morto mulher e filhos para não ceder a uma chantagem, mas quando o agente policial consegue decifrar todas as peças do xadrez já é demasiado tarde.

Para além do Oscar atribuído a Kevin Spacey, este filme valeu ainda a Christopher McQuarrie a distinção como Melhor Argumento Original. 1995 foi o ano de filmes notáveis como "Braveheart - O Coração do Guerreiro", "Apollo 13", "Sensibilidade e Bom Senso" e "O Carteiro de Pablo Neruda", "Morrer em Las Vegas", "A Última Caminhada", para citarmos apenas alguns. Com uma concorrência tão forte, Brian Singer não conseguiu ser nomeado para os Oscares, oportunidade que na próxima edição não lhe deverá fugir com "X-Men", indiscutivelmente um dos filmes do ano.

 

Voltar