Inquéritos

SOIR estreia "À Beira do Mar Interior"

Por Ruth Oliveira

Novembro, 3 - A peça "À Beira do Mar Interior", do dramaturgo inglês Edward Bond, está em cena até dia 10 de Novembro na sala de espectáculos da Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António de Aguiar, em Évora. "À Beira do Mar Interior" foi criada em 1995 com base em texto expressamente escrito pelo autor, para a intervenção da companhia inglesa de "teatro na educação" "Big Brum". Com a montagem deste espectáculo, encenado por Luís Varela, pretende-se igualmente intervir directamente junto do público jovem, o que passará também pela participação de grupos de estudantes em "ateliers" de improvisação e jogo dramático. Em entrevista a Ruth Oliveira, da Revista de Cultura.NET, o encenador revela a temática desta peça:

Luís Varela - O tema básico da peça é a imaginação. É uma história muito simples, que se conta em poucas palavras: um adolescente que vive com a mãe está a fazer revisões de História para os exames, enquanto estuda uma mulher do passado materializa-se no seu quarto e, no decurso da peça, o rapaz é levado numa viagem imaginária na qual confronta a sua entrada no mundo adulto com as necessidades dessa mulher de salvar-se a si mesma e ao seu bebé de serem mortos numa câmara de gás. No fim da peça, mãe e filho foram profundamente transformados pela experiência.

A que público se destina?

Luís Varela - É uma peça dedicada a jovens públicos e isto é muito importante. Nestes primeiros dias vamos vê-la à noite, e serão sobretudo pessoas adultas a vê-la, mas é uma peça que fizemos preocupados em propor o teatro civicamente muito responsável a jovens de 15, 16, 17 anos que estão nesta fase de passagem do mundo infantil para o mundo adulto.

É então uma peça para um público jovem?

Luís Varela - Exactamente ... ajudar a fazer esse rito de passagem do mundo infantil para o mundo adulto, de uma maneira muito intensa, muito responsável. De resto, uma das linhas de desenvolvimento da peça é a memória da História, concretamente do holocausto, do nazismo, das câmaras de gás e dos campos de concentração.

Voltar