Inquéritos

"O Sentido das Imagens"

Através de 160 peças provenientes de diversos museus nacionais, a exposição "O Sentido das Imagens. Escultura e Arte em Portugal, 1300-1500", patente ao público até 7 de Janeiro no Museu Nacional de Arte Antiga, dá a ver o percurso da escultura em Portugal entre a Idade Média e os alvores do Renascimento, documentando um vasto período de produção de mais de 200 anos, com múltiplas abordagens do imaginário medieval.

Concebida em torno de três grandes núcleos - "Portugal 1300-1500", "A escultura em Portugal entre 1300 e 1500" e "A nova época, após 1500" - a exposição evoca o esplendor de uma nação que, "nos confins da terra" então conhecida, florescia como reino autónomo, simultaneamente afastado e participante dos movimentos culturais e artísticos da Europa da época.

A integração em dois núcleos, um inicial e outro final, de diversas outras peças de diferentes tipologias e grande qualidade - pintura, tapeçaria, ourivesaria - permite definir um contexto histórico e artístico que mostra de forma mais abrangente a actividade artística em Portugal naquele importante e fecundo período histórico.

Voltar