Inquéritos

Santarém e a Assistência Hospitalar

A exposição "João Afonso de Santarém e a Assistência Hospitalar Escalabitana durante o Antigo Regime", organizada pela Câmara Municipal de Santarém, está patente no Museu Municipal de São João de Alporão até Maio de 2002. A exposição vem ocupar um espaço anteriormente conhecido como "museu dos cacos".

Segundo a autarquia local, trata-se de um projecto de viragem em que todos os objectos serão apresentados de forma inovadora, tendo como figura central João Afonso, um nobre local que se destacou na corte de D. João I pela sua intervenção legalista e burocrática. Em Santarém João Afonso deixou marcas através da fundação do Hospital de Jesus Cristo, em 1426, embrião da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e de uma capela em São Nicolau.

A exposição desenvolve a temática da pobreza e da assistência aos pobres, numa abordagem assumidamente contemporânea. As peças enquadram-se num ambiente sóbrio (roxo, relativo à farmácia, preto das lonas que cobrem as paredes laterais do museu e cinzento).

A entrada faz-se por uma antecâmara de vidro em que se apresentam alegorias bíblicas às quatro virtudes quatrocentistas: a Misericórdia, a Justiça, a Verdade e a Paz. Valores defendidos no testamento de João Afonso e sentidos pelo visitante ao longo de um percurso propício à descoberta, contemplação e surpresa. O caminho é marcado pela forma da cruz deitada e elevada sobre o chão que conduz o visitante num nível superior. Aqui o visitante tomará contacto com a ética, através da relação estabelecida com o imaterial e a luz, enquanto que o nível inferior se pauta pela materialidade e pela presença de objectos relativo às temáticas tratadas na exposição.

Estamos perante um percurso definido criar diversos planos e sensações com a ajuda de meios de projecção de imagem e audiovisuais. Resultado: uma exposição orientada pelas mais modernas filosofias culturais num edifício com quase setecentos anos de história que se quer perspectivado de uma nova lógica.

Voltar