Inquéritos

"Reinventar a matéria" no Porto

Reinventar a matéria, é a designação da exposição de design organizada pela Escola Superior de Artes e Design e patente ao público no Centro Regional de Artes Tradicionais do Porto. Esta exposição comissariada por Francisco Providência, constitui parte do programa ESAD@2001ESCALAPORTO, da responsabilidade de Rosa Alice Branco e Maria Milano. Reinventar a matéria, faz uma reflexão através dos artefactos criados por mais de 100 autores de todo o mundo, sobre as relações entre artesanato, design e a existência humana.

Com uma grande multiplicidade de pontos de vista, (estão representados autores de países tão distantes como Brasil, Finlândia, Suécia, Japão, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Marrocos, ou Tailândia, entre outros), a exposição numa demonstração explosiva de criatividade, procura esclarecer as especificidades do design nas semelhanças e dessemelhanças com o artesanato tradicional, (enquanto desenho de artefactos de interface cultural) e no contexto das relações espaço tempo (local / global, passado / futuro).

Alguns dos mais importantes designers da actualidade, estarão presentes com obras inéditas ou produtos comerciais, a par de jovens designers e artesãos. Nomes como Ross Lovegrove, Paolo Deganello, Enzo Mari, Álvaro Siza, Ingo Maurer, Jasper Morrison, Helena Cardoso, Nido Campolongo, Sebastian Bergue, Carlos Aguiar, Miguel Vieira Baptista, entre muitos outros, dão-nos o registo de excelência desta mostra.

Num tempo em que se assiste à progressiva hegemonia "coisificante" do comércio, onde cada vez mais "sociedade" aparece substituída por "mercado", e ante a evidência da ruptura do sistema natural pelas agressões da comunidade humana, emerge uma questão: "Que sentido tem o design?"

Voltar