Inquéritos

Orquestra Académica toca em Évora

Novembro, 16 - A Orquestra Académica Metropolitana dará um concerto no teatro Garcia de Resende, em Évora, no próximo dia 19 de Novembro pelas 18 horas. O evento conta com o patrocínio exclusivo da autarquia e com o apoio da Academia de Música Eborense e do Centro Dramático de Évora.

Será interpretado concerto nº1 para violoncelo e orquestra, de Chostakovitch, e a suite nº1 de "Quebra Nozes", de Tchaikovsky. O maestro que dirige a Orquestra será Brian Schembri, com Marco Pereira no violoncelo.

A Orquestra Académica Metropolitana, actualmente constituída por 60 jovens músicos, é o eixo central da formação prática dos alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra. A Academia oferece aos estudantes de música a frequência de dois cursos com conteúdos curriculares específicos, tendo ambos em comum a prática de Orquestra: o Curso Superior de Instrumentos de Orquestra e o Curso Superior de Direcção de Orquestra. A formação instrumental dos alunos é ministrada pelos músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

A Orquestra realiza mensalmente concertos na Área Metropolitana de Lisboa, para além de outras localidades do país, organizando também periodicamente programas destinados a um público em idade escolar, com a finalidade de incentivar nos jovens o gosto pela música clássica. Assim, todas as obras são explicadas e comentadas pelos jovens maestros, que promovem o diálogo com o público, estimulando o carácter didáctico e cultural destes eventos.

Face a um protocolo estabelecido com a Câmara de Évora os alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra, através da Orquestra Académica Metropolitana, virão a diversas escolas do concelho realizar animações culturais de carácter pedagógico durante o ano lectivo de 2000/2001.

Voltar