Inquéritos

Música sacra em Guimarães

Como já havíamos noticiado, está a decorrer em Guimarães o terceiro "Ciclo de Música Sacra" que tem por palco diversas igrejas da cidade. O programa para os últimos dias da iniciativa inclui concertos pela Orquestra do Norte, Concertus Antiquus, um recital de violino, violoncelo e piano e a actuação do Grupo Vocal Olisipo.

A Orquestra do Norte actua dia 13 de Dezembro, às 21.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. A Orquestra do Norte concretiza, desde 1992, o projecto de descentralização da cultura musical, apresentado pela Associação Norte Cultural, vencedor do 1º Concurso Nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português, nesse mesmo ano. Iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, tem vindo a afirmar-se no panorama da música erudita.

Dia 15, também às 21.30 horas, a Igreja de S. Pedro acolhe o Concertuus Antiquus, agrupamento vocal-instrumental dedicado à execução de música da Idade Média, Renascimento e Maneirismo. Tem por objectivo, em cada actuação, a reconstituição interpretativa da música antiga, tanto no aspecto estilístico como na recriação de ambientes sonoros adequados. É de formação variável, consoante o tipo de repertório que aborda, sendo a sua componente vocal constituída na base de uma estrutura mínima de 6-8 vozes agudas e graves tiples/sopranos, altos/contratenores altos, tenores e baixos. O ensamble instrumental é variável face ao tipo de música que executa. É preocupação do grupo enquadrar histórica e musicologicamente as peças musicais que executa, realizando habitualmente concertos comentados ao vivo e com adequada movimentação cénica.

No dia 16, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia será palco de um recital de violino, violoncelo e piano com Emanuel Salvador, Carina Albuquerque e Marina Pivka.

Este terceiro "Ciclo de Música Sacra" chegará ao fim dia 17 de Dezembro, às 17 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, com o Grupo Vocal Olisipo fundado em 1988, e dirigido desde essa altura por Armando Possante. A preparação vocal dos seus elementos é da responsabilidade de Elsa Cortez.

O seu repertório é constituído essencialmente por música "a capella" dos séculos XVI e XVII, incluindo tanto Música Religiosa como Profana. Tem vindo recentemente a privilegiar a música contemporânea, colaborando frequentemente com compositores, muitos dos quais já dedicaram obras ao grupo, nomeadamente Bob Chilcott, Ivan Moody, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso e António Lopes.

Voltar