Teatro
Inquéritos

Jazz na Guarda

O auditório municipal da Guarda acolhe dia 12 de Dezembro, pelas 21.30 horas, um concerto de jazz pelo trio de Jimmy Weinstein, percussionista "post-bop" e vanguardista, verdadeiramente irreverente e imprevisível, que consegue saltar de uma forma estonteante de uma melodia "post-bop" para a improvisação aparentemente dissonante. Algumas das suas músicas fugiram um pouco à popularidade, enquanto que outras conseguiram entrar harmoniosa e acessivelmente nos ouvidos dos apreciadores deste estilo de música.

Apesar de ter nascido em Chicago, Weinstein passou grande parte da sua infância no Sul da Califórnia e em Maiorca (Espanha). Aos 12 anos torna-se percussionista depois de ter frequentado aulas de piano quando criança. Na sua adolescência, tocou em bandas de rock e com o passado do tempo adoptou um estilo jazz.

Em 1986 entra no Berklee College of Music, em Boston, onde inicia as aulas de percussão com Alan Dawson. Mais tarde, muda-se definitivamente para Boston e aí estuda com Max Roach. No início dos anos 90, Weinstein funda um quarteto com o tenor saxofonista Dan Houge, o guitarrista Elie Massias e o baixista Masa Kamaguchi. Em 1994, Huge é substituído por Chris Clerk.

Alguns dos seus trabalhos mais conhecidos, enquanto líder do grupo, são "Nostalgia on Accurate" (1994) e "Sound Emotion on GM Label" (1998). O concerto na Guarda terá entrada livre.

Voltar