Inquéritos

Gilberto Gil e Milton Nascimento em Portugal

Depois de actuarem no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, os cantores brasileiros Gilberto Gil e Milton Nascimento vão ao Casino da Figueira no dia 19 de Maio.

Apesar da longa admiração mútua e de pertencerem à mesmíssima geração que ajudou a cunhar e dar sentido à sigla MPB, Gilberto Gil e Milton Nascimento nunca viram seus caminhos musicais se cruzarem. A parceria entre os dois começou a delinear-se apenas há quatro anos, num voo de avião durante o qual eles se prometeram levar adiante um projecto conjunto. O trabalho só veio a concretizar-se este ano, com o disco produzido por Guto Graça Mello.

A demora mostrou-se produtiva: a parceria rendeu cinco músicas inéditas e quase uma dezena de interpretações de canções que, no disco, funcionam como uma espécie de genealogia musical de ambos - pérolas de compositores que marcaram e influenciaram a obra do baiano e do mineiro, como Ari Barroso ("Maria"), Dorival Caymmi ("Dora"), Beatles ("Something") e Jorge Benjor ("Xica da Silva").

São essas músicas que formam a base do novo show. A elas foram acrescentadas clássicos do repertório de cada um ("Tempo Rei", "Dão" e "Andar com Fé", de Gil; "Fé Cega, Faca Amolada", "Cais", "Paula e Bebeto", "Cravo e Canela", "Cálix Bento" de Milton), além de algumas composições alheias ("Certas Coisas", de Lulua Santos, "Tigreza" de Caetano Veloso e "Vendedor de Caranguejo", de Gordurinha).

Gilberto Gil e Milton Nascimento querem que o concerto funcione como uma celebração a esse encontro tardio, porém feliz. O cenário foi concebido pela directora de arte Isabel Diegues. Sobre um painel cheio de círculos e transparências, são projectadas imagens em movimento, do universo de cada um dos cantores. Em alguns momentos, essas imagens fundem-se como se a história de um e de outro se aproximasse até se transformar numa só.

Ambos responsáveis pela direcção musical, selecção do repertório e adaptação dos arranjos, os dois artistas vão estar acompanhados por nove músicos - quatro da banda de Gil e cinco de Milton.

Voltar