Inquéritos

Festival em Portimão

Outubro, 31 - O Grupo de Teatro Regional da Serra de Montemuro abriu no passado sábado os "Outonos de Teatro", a decorrerem em Portimão até dia 15 de Novembro. A iniciativa vai levar à cidade um conjunto de companhias de teatro amador e profissional. Segundo a autarquia, o objectivo é "dar a conhecer e motivar o gosto pelo teatro de qualidade que se faz no nosso País, cruzando-se a Sul, o Norte, o litoral e o interior, assumindo-se como um espaço privilegiado de intercâmbio de experiências e de culturas".

Para além da companhia que inaugurou o certame, está confirmada a presença de mais nove grupos de teatro que irão proporcionar ao público um total de 17 espectáculos, incluindo uma programação especial destinada a alunos das várias escolhas do concelho. Pela primeira vez, será este ano contemplada uma vertente de formação, com a realização de "ateliers" de escrita criativa no género dramático, destinados a professores, educadores e amadores teatrais e de "ateliers" de robertos, destinados em especial às crianças.

Ainda de acordo com a Câmara Municipal de Portimão, "os espectáculos decorrerão em diferentes palcos espalhados pelo concelho num esforço continuado de chegar a toda a população".. A Antiga Lota, as instalações do Atlético Portimonense, o Cinema da cidade, a Junta de Freguesia do Alvor e o Centro de Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande serão alguns dos palcos onde poderão ser vividos bons momentos de teatro

O programa prossegue hoje com a "Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro" que leva â cena no espaço da antiga lota (21.30 horas) a peça "Amador", com encenação de Rui Sérgio e textos de Mauricio Dayub, que recebeu o prémio para melhor obra argentina em 1997, a quando da sua estreia em Buenos Aires.

Esta peça conta a história de dois vagabundos que se propõem bater um recorde, buscando a concretização de um sonho. E "...quem não tem sonhos? Somos vagabundos do desejo, o querer ir mias além, concretizar as nossas utopias, ultrapassar os nossos limites, beber sofregamente as dificuldades para comemorar as vitórias".

"Mulher, Mulheres" é a peça apresentada pela "ACTA- Companhia de Teatro da Algarve", com direcção de Luís Vicente, nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, também às 21.30 horas mas no Boa Esperança Atlético Clube Portimonense. São três histórias onde ao humor e à ironia se juntam a crueza de textos sobre a relação homem/mulher e a problemática da desigualdade de tratamento e de oportunidades entre os sexos.

Dia 10 e 11 de Novembro é a vez de "As Cadeiras", uma peça com textos de António Lobo Antunes que constitui a última aposta do "Trigo Limpo - Teatro ACERT de Tondela. Trata-se de uma visão satirizada da história mais recente de Portugal. Um grupo de "gaiatos" jovens exorciza as histórias dessa história, fazendo desfilar no palco interpretações e/ou representações de alguns dos seus personagens. Cada um com a sua cadeira, o seu poder.

Partindo dos textos de António Lobo Antunes, o espectáculo recria, numa história possível, os nossos regimes, a nossa guerra, a nossa revolução, ouvindo de cada cadeira a sua sentença. Num jogo de poderes, como no jogo da cadeira. Será na antiga lota, pelas 21.30 horas.

O encerramento dos "Outonos do Teatro" far-se-á com "A realidade a cores" , que será levada à cena nos dias 13, 14 e 15 de Novembro por "A Gaveta - Associação Cultural e Pesquisa Teatral de Portimão". Com base em textos de Rui Zink, constitui uma visão de quem está entre a morte e a vida.

Voltar