Inquéritos

Concertos de Natal em GuimarãesConcertos de Natal em Guimarães

Dezembro, 5 - A Câmara Municipal de Guimarães, na sequência do que vem acontecendo em anos anteriores, vai promover entre os dias 9 e 17 de Dezembro o terceiro "Ciclo de Música Sacra", a ter lugar em diversas igrejas da cidade. Pela diversidade dos repertórios e pelas qualidades interpretativas de cada um dos grupos intervenientes, esta iniciativa permite antever "performances" de inegável qualidade técnica e artística.

A iniciativa terá o seu arranque sábado, dia 9, às 21.30 horas, na Igreja do Carmo, com a actuação do "Orpheon de Guimarães". Nascido na segunda década deste século, diversas circunstâncias levaram o orfeão a interromper as suas actividades, mas o entusiasmo de alguns fizeram com que renascesse sempre das próprias cinzas. O último "renascimento" verificou-se em 1981, quando, nos claustros da Câmara Municipal de Guimarães, o novo "Orpheon" se apresentou perante a cidade e o concelho, disposto a reeditar os êxitos artísticos do passado.

Dirige o Orfeon, desde a primeira hora, Fernando J. Teixeira, a quem se deve, com a Sociedade Musical de Guimarães, o lançamento deste agrupamento coral. Para a abertura do III "Ciclo de Música Sacra" foram escolhidas diversas canções tradicionais portuguesas e "vilancicos" espanhóis e pastorelas.

No dia 10 de Dezembro actuará, às 17.00 horas, na Igreja dos Santos Passos, o "Coro Convívio", um grupo coral formado por um número relativamente reduzido de elementos cujo objectivo principal é o estudo e divulgação da música e dos autores portugueses. Aquele número e este objectivo marcam os traços predominantes da personalidade do Coro, quer quanto à sua característica sonoridade, quer no que respeita ao seu repertório, que se deseja criterioso. A estes traços pessoais há que acrescentar um terceiro para fixar com rigor o seu perfil: é que se trata de um coro constituído unicamente por amadores.

Formado em 1980, no seio do "Convívio - Associação Cultural e Recreativa", de Guimarães, colectividade com intensa e diversificada actividade bem conhecida a nível local e nacional, o Coro do Convívio conta já com numerosas actuações desde que, em 1 de Maio de 1981, se apresentou pela primeira vez em público, integrado num Encontro de Coros da Região de Guimarães.

Actualmente a par da divulgação da música portuguesa, o Coro do Convívio procura novos desafios, tendo desenvolvido, nos últimos anos, uma intensa colaboração com a Orquestra do Norte com a qual apresentou, nomeadamente a "Missa Alemã" de Schubert, "Fantasia Coral" de Beethoven, e "Missa Brevis in C" de Mozart.

Voltar