Inquéritos

"Apocalipse I,II" no ACARTE 2000

Outubro, 6 - O grupo brasileiro Teatro da Vertigem leva à cena, até ao próximo dia 7 de Outubro, na Casa de Reclusão da Trafaria, o espectáculo "Apocalipse 1,11", encenado por António Araújo e integrado no âmbito dos Encontros ACARTE 2000.

Núcleo de pesquisa formado por profissionais do teatro, da dança e da música, o Teatro da Vertigem é um dos mais premiados grupos brasileiros, apesar da sua curta existência. Este "Apocalipse 1,11" encerra uma trilogia bíblica, iniciada com "O Paraíso Perdido" e "O Livro de Jó", explorando-se em cada criação um aspecto particular da vivência humana e um espaço significante dotado de carga e de memória.

"Apocalipse 1,11" incide sobre as ideias do medo, culpa, julgamento e punição, sendo recriado no espaço da Casa de Reclusão da Trafaria, em condições excepcionalmente semelhantes às da encenação original, uma cadeia desactivada da cidade de S. Paulo. O espectáculo é construído em torno de uma personagem que na sua busca da mítica Nova Jerusalém, cidade da eterna felicidade, acaba por se ver confrontado com a "cidade real e degradada da viragem do milénio, com os seus tipos nem completamente demoníacos nem completamente angelicais".

Espectáculo forte e poderosa, deixa marcas indeléveis no imaginário dos espectadores. "Apocalipse 1,11" é "uma quase anti-comemoração dos 500 anos do Brasil", como refere o próprio encenador, António Araújo. Será, pelo menos, uma admirável criação do Brasil contemporâneo.

 

Voltar